Quem sou eu

Minha foto
- O que escrevo? Não sei. Só sei que minha alma grita e eu já não posso mais abafar nem conter essa ânsia.

sexta-feira, agosto 17, 2007

O que é ser feliz? (17/08/2007)

ܤ "Certa vez, eu estava em uma Casa Espírita que participo com freqüência, e em uma das palestras o tema – o qual não me recordo o assunto, mas sei falar por cima -, que era amplo e que havia começado com o assunto A, passando pelo B e terminando com C e D, falava também de felicidade.O senhor, que tinha uma excelente articulação nos envolvia de tal forma chegando a ponto de refletirmos delicadamente sobre o assunto, falou sobre o que era a felicidade.
Com tais informações, pude então rever alguns conceitos e absorver outros que, desde então, me faz ser um pouco melhor que ontem e amanhã melhor que hoje... Colhendo essas informações percebi que a felicidade vai além daquilo que pensamos, quando falo isso penso na felicidade superficial, naquela de adquirir bens materiais, como se tais futilidades fosse fazer-nos ser pessoas melhores, mas é óbvio também, que precisamos do básico para sobreviver e o que nos transforma em pessoas infelizes é a preocupação com elas, é querer ser sempre o melhor de todos, ter mais que todo mundo.
Observando de fora, entendi que a felicidade, esse sentimento simples e puro, é encontrado nas pequenas coisas, nos simples gestos, como por exemplo: um abraço sincero nas pessoas que gostamos, dar bom dia, pedir desculpas, desculpar, desejar o bem ao próximo até mesmo para aquele que nem gostamos muito, mas o simples fato de transmitir sentimentos positivos para alguém é uma maneira de se sentir bem.
O que nos frustra muitas vezes, chegando até nos desiludir da vida, é o fato de depositar todas as nossas expectativas em alguém que não tem o compromisso de nos fazer feliz, muitas vezes nos deparamos com a não reciprocidade e é ai que sofremos.
Felicidade é sim, dividí-la com alguém, mas não fazer desse alguém o responsável por ela, nem todos querem ou sabem corresponder o que sentimos, e também, ninguém ama igual, na mesma intensidade, cada um tem seu jeito, e o necessário a fazer é: aceitar e compreender a escolha de cada um.
A partir de novas possibilidades de melhora do meu ser, notei que é preciso amar-se para depois amar alguém, e esse processo de evolução espiritual dá-se no dia-dia com a prática, se policiando em algumas atitudes um tanto quanto grotescas, sentindo o vento bater no rosto, ouvindo o canto dos pássaros, contemplando os lugares bonitos cheios de vida, de cor.


Mas agora, pergunto a ti que provavelmente está lendo o que digito, a felicidade que conheces pode ser encontrada na matéria (dinheiro, festas, bebidas, compras...), ou ela pode ser sentida no simples despertar do dia, de um sorriso logo pela manhã, de desejar estar de bem, em harmonia com a vida que nos cerca?


O que é ser feliz pra ti?


Escute e sinta o teu pensamento, desejando a ti e aos teus que tenham vontade de seguir em frente, cada vez mais buscando ser uma pessoa melhor, de bem, percorrer a estrada do conhecimento e usá-lo para servir a quem necessita. Deseje viver em paz e amar a todos sem olhar a quem, pois o amanhã, o rumo que ele seguirá, desconhecemos!"


"Por mais difícil que nos pareça, tudo se encaminha para o mesmo fim". (Tirado do livro: "Laços de amor eterno" de Pedro Santiago, ditado por Dizzi Akibah.)

quinta-feira, agosto 16, 2007

"Não orgulheis por aquilo que sabeis, porque esse saber tem limites estreitos."

 
ܤ "Há
um tempo atrás, e olha, não preciso falar de anos, cito meses atrás mesmo, pude ter a chance de aprender muita coisa, e a maioria delas, pra ser sincera, todas, fez com que eu perceba tudo com mais sensibilidade. Tudo que venho presenciando, posso observar com mais clareza, e até mesmo compreender, pois me permito a ir fundo, a ver o que tem por trás de tudo que me cerca. Sempre fui muito de observar, ficava em meu canto olhando como as pessoas movimentavam suas mãos, como mexiam a boca ao falar, como elas ficavam quando nervosas, e por aí vai. Mas eu nunca tinha percebido que os olhos falam por si, agora, eu tenho a sutileza suficiente de poder olhar para o meu semelhante, e poder perceber como se sentem. Não é nenhum mérito de minha parte, apenas, passei a me compreender melhor, olhar para dentro de mim, e o mesmo, faço com os que me cercam.As palavras mentem, mas os olhos, ah!, Esses, não conseguem esconder o que sentem de verdade.Aquilo que toca fundo lá dentro, no seu ser mais complexo e verdadeiro que é: a alma.O que falar sobre a alma? Bem, a alma é a tua parte interna, aquela que comanda você, que além de complexa, é a mais bela parte de nós.Pois somos ela.O corpo químico, essa casca que usamos,que é constituída de epiderme,ossos e por aí vai, não nos pertencem, pegamo-los emprestado para podermos então evoluir como pessoas.O nosso corpo serve de instrumento para que possamos estar aqui, para que possamos crescer.E um dia, ele morre.Mas a alma, ela é eterna.Não me preocupo com os que não querem entender tudo isso, eu posso entendê-los, pois quando chegar a hora, a verdade aparece. Pois como eu bem disse, no post anterior, todos os dias da nossa vida, é como se fosse uma prova, que mostra em que precisamos prestar mais atenção para melhorar, e quanto mais fugir da verdade, mais longe da paz estaremos.Estar em paz, não significa apenas, estar em silêncio, ouvindo música, estando sozinho, estar em paz, vai, além disso. É estar em sintonia com o seu eu, aceitar-se como és, e querer estar de bem com todos, fazendo o bem para si e também, outrem.Estar em paz, é poder estar junto dos teus, reunidos, assistindo televisão tranqüilos, sem atritos, nem discórdias. É poder estar consigo, e querer cada vez mais ser quem és.Isso é estar em paz, é dividir tua felicidade com amigos, é ajudar a quem precisa, perdoar sempre, deixar de julgar os outros pela suas atitudes, e quando julgamentos surgirem em teus pensamentos, faça um teste, ponha-te no lugar de quem julgas, e seja sincero ao responder: Será que não farias o mesmo?Ou até mesmo pior?Não perca o teu tempo cuidando da vida alheia, com certeza tens muito para fazer com a tua, inclusive, melhorar, assim como eu, busco todos os dias, ser melhor que ontem. A sensação de estar em paz, é insubstituível.
Cultive e conserve-a."

Pelotas, 16 de Agosto de 2007


"Faz um bom tempo que tenho vontade de retornar a essas páginas, mas a inspiração andava fugindo de mim. Nesse meio tempo, criei alguns blogs, deleitei outros, e os que deixei, não publiquei nada.
Resolvi, de fato, procurá-la em algum lugar.Ah! E tenho a encontrado, os livros, por exemplo, são fontes de grande inspiração.Por isso, volto.
O tempo em que eu fazia um monólogo por aqui, naquele tempo, de uns quatro ou mais, anos atrás, percebo que muita coisa mudou.Não falo fisicamente, e muito menos do aquecimento global... Nada disso, falo de mudanças internas.Aquelas que são necessárias na vida das pessoas e essas, muitas vezes, por medo ou por orgulho mesmo, decidem estacionar-se no tempo.
Ignorância essa é pensar que as coisas que dão errada continuarão assim ou só piorarão. É mentira. Ou melhor, em parte, eu explico: Se de fato tu crês que nada na tua vida irá dar certo, que as coisas não são tão boas assim, só acontecem contigo, que tu és isso, aquilo, uma vítima da sociedade, que ninguém te entende, me arrisco a fazer uma pergunta, para ti, que lês o que "vos" digo:
- Tu mesmo te compreendes?
Uma pergunta assim, fica muito vago, mas é dela que passamos a refletir, a dar mais importância para aquilo que somos. É com ela que pensamos em possíveis mudanças, e eu digo com muita certeza de que, só de pensar em mudar àquilo que está ruim e que te prejudica sentimentalmente, já é um grande passo para realizá-la. Então, quando as coisas na tua vida não vão tão bem assim, como tu querias, pensa em um jeito de melhorá-las, não fica te lamentando ou guardando para ti alguma mágoa, vá em frente, confia em ti e seja humilde suficiente para aceitar ajuda sincera de alguém que te quer bem. E se achas que ninguém quer o teu bem, então não dê bola para aquelas que tampouco valorizam que és, não guarde rancor delas. Rancor envelhece. Apenas seja você, o quanto mais sincero tu for, contigo e com os teus, melhor serás, e com certeza amigos de verdade, não lhe faltará.
Valorize o simples acordar, mesmo que lá fora esteja "batendo água”, e tu tenhas que fazer algo na rua, vá até lá, encare a chuva, aproveitae-a e limpa a tua alma, respira aquele cheirinho de chuva, peça a Deus ou em quem tu crês, que o teu dia seja de grande proveito, que seja um dia de paz e harmonia, respire fundo, mas bem fundo e solte bem devagar, abra o guarda-chuva, pule algumas poças, mas siga em frente, não desanime, seja positivo e queira que coisas boas lhe aconteçam, pois aquilo que desejas, sendo bom ou não, acontece.Vá em frente e seja feliz. O sol aparecerá em breve para iluminar o teu dia, que foi um tanto quanto cinzento!"