Quem sou eu

Minha foto
- O que escrevo? Não sei. Só sei que minha alma grita e eu já não posso mais abafar nem conter essa ânsia.

sexta-feira, agosto 17, 2007

O que é ser feliz? (17/08/2007)

ܤ "Certa vez, eu estava em uma Casa Espírita que participo com freqüência, e em uma das palestras o tema – o qual não me recordo o assunto, mas sei falar por cima -, que era amplo e que havia começado com o assunto A, passando pelo B e terminando com C e D, falava também de felicidade.O senhor, que tinha uma excelente articulação nos envolvia de tal forma chegando a ponto de refletirmos delicadamente sobre o assunto, falou sobre o que era a felicidade.
Com tais informações, pude então rever alguns conceitos e absorver outros que, desde então, me faz ser um pouco melhor que ontem e amanhã melhor que hoje... Colhendo essas informações percebi que a felicidade vai além daquilo que pensamos, quando falo isso penso na felicidade superficial, naquela de adquirir bens materiais, como se tais futilidades fosse fazer-nos ser pessoas melhores, mas é óbvio também, que precisamos do básico para sobreviver e o que nos transforma em pessoas infelizes é a preocupação com elas, é querer ser sempre o melhor de todos, ter mais que todo mundo.
Observando de fora, entendi que a felicidade, esse sentimento simples e puro, é encontrado nas pequenas coisas, nos simples gestos, como por exemplo: um abraço sincero nas pessoas que gostamos, dar bom dia, pedir desculpas, desculpar, desejar o bem ao próximo até mesmo para aquele que nem gostamos muito, mas o simples fato de transmitir sentimentos positivos para alguém é uma maneira de se sentir bem.
O que nos frustra muitas vezes, chegando até nos desiludir da vida, é o fato de depositar todas as nossas expectativas em alguém que não tem o compromisso de nos fazer feliz, muitas vezes nos deparamos com a não reciprocidade e é ai que sofremos.
Felicidade é sim, dividí-la com alguém, mas não fazer desse alguém o responsável por ela, nem todos querem ou sabem corresponder o que sentimos, e também, ninguém ama igual, na mesma intensidade, cada um tem seu jeito, e o necessário a fazer é: aceitar e compreender a escolha de cada um.
A partir de novas possibilidades de melhora do meu ser, notei que é preciso amar-se para depois amar alguém, e esse processo de evolução espiritual dá-se no dia-dia com a prática, se policiando em algumas atitudes um tanto quanto grotescas, sentindo o vento bater no rosto, ouvindo o canto dos pássaros, contemplando os lugares bonitos cheios de vida, de cor.


Mas agora, pergunto a ti que provavelmente está lendo o que digito, a felicidade que conheces pode ser encontrada na matéria (dinheiro, festas, bebidas, compras...), ou ela pode ser sentida no simples despertar do dia, de um sorriso logo pela manhã, de desejar estar de bem, em harmonia com a vida que nos cerca?


O que é ser feliz pra ti?


Escute e sinta o teu pensamento, desejando a ti e aos teus que tenham vontade de seguir em frente, cada vez mais buscando ser uma pessoa melhor, de bem, percorrer a estrada do conhecimento e usá-lo para servir a quem necessita. Deseje viver em paz e amar a todos sem olhar a quem, pois o amanhã, o rumo que ele seguirá, desconhecemos!"


"Por mais difícil que nos pareça, tudo se encaminha para o mesmo fim". (Tirado do livro: "Laços de amor eterno" de Pedro Santiago, ditado por Dizzi Akibah.)